Cristo Voltou Antes que Seus Discípulos Percorressem Toda a Judeia

0 0
Read Time:10 Minute, 10 Second

Neste artigo, exploramos uma interpretação preterista dos versículos bíblicos que tratam da segunda vinda de Jesus Cristo. Ao examinar passagens dos Evangelhos, destacamos como muitas profecias sobre o fim dos tempos foram cumpridas durante a guerra entre Israel e Roma no ano 66 d.C. Abordamos eventos históricos e relatos de historiadores antigos para respaldar essa interpretação, incluindo a perseguição aos cristãos, dissensões familiares e aparições celestiais associadas à vinda de Cristo. Ao analisar esses elementos, procuramos demonstrar como a guerra judaico-romana foi um cumprimento das profecias bíblicas sobre o fim dos tempos.

Introdução

Muitos cristãos desejam que Mateus 10:23 seja explicado ; aqui Jesus diz: “Vocês [os discípulos] não terminarão de percorrer as cidades de Israel antes que o Filho do Homem venha”. Em Mateus 10:23, Mateus 16:27-28, Mateus 24, Marcos 8:38-9:1, Marcos 14:61-62e João 21:22-23Jesus promete retornar dentro de Sua geração, especificamente durante a vida do Apóstolo João e do Sumo Sacerdote Caifás. Dois historiadores romanos do primeiro século registraram um evento milagroso em 66 DC que parece ser Jesus Cristo na presença de uma multidão de anjos no céu. Este milagre marcou o início da guerra mais trágica da história israelita, uma guerra cujo resultado viu o cumprimento literal de aparentemente todas as previsões do fim dos tempos na Bíblia.1   Para evidências incríveis, veja o seguinte  comentário preterista sobre Mateus 10:5-36.

5 Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: “Não andem entre os gentios nem entrem em nenhuma cidade dos samaritanos.  6 Vá antes às ovelhas perdidas de Israel.

Banner de Publicidade

Mateus 10:5-36.

Uma Exposição Escatologia da Aliança e Comentário de Mateus 10:5-6

Ao longo do Seu ministério, Jesus falou repetidamente de um desastre iminente. Pouco mais de trinta anos após a morte e ressurreição de Jesus, Israel enfrentou o seu momento mais sombrio: a guerra com Roma. O historiador da igreja Eusébio registra um êxodo de cristãos judeus para fora de Jerusalém antes da chegada do exército romano. A fé em Cristo e na Sua mensagem não só salvou as almas destas pessoas, mas também salvou as suas vidas. É por esta razão que Jesus limitou o Seu ministério ao povo de Israel.

14 Se alguém não quiser recebê-los nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos seus pés ao sair daquela casa ou cidade.  15 Em verdade vos digo: no dia do juízo será menos suportável para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

Mateus 10: 14 e 15

A referência de Jesus ao Dia do Juízo no v. 15 é intencional

Em 66 DC, a Judéia se revoltou contra Roma. Em resposta, Roma despachou a 12ª legião juntamente com alguns auxiliares. Esses soldados chegaram no mês de Tishri, mês que começa com o feriado chamado Dia do Juízo. Neste dia, as trombetas são tocadas para sinalizar a expiação e o julgamento final, um fato que acrescenta profundidade aos julgamentos das sete trombetas de Apocalipse 8-11. Para uma explicação adicional veja o comentário preterista sobre Mateus 11:20-24.

Josefo diz que a guerra judaica foi a pior guerra que os judeus já enfrentaram.

A respeito desta guerra, Jesus advertiu: “Porque então haverá uma grande angústia, sem igual desde o princípio do mundo até agora – e que nunca mais será igualada (Mateus 24:21).” Neste versículo e no v. 15, Jesus profetizou sobre a Guerra Judaica. Confirmando a previsão de Jesus, Josefo diz que a Guerra Judaica foi, de facto, a pior guerra que os Judeus alguma vez enfrentaram.

21 “Um irmão trairá a morte a seu irmão, e um pai a seu filho; os filhos se rebelarão contra os pais e os matarão. 22 Todos os homens irão odiar você por minha causa, mas aquele que permanecer firme até o fim será salvo.

Mateus 24: 21 e 22

Uma grande multidão de cristãos foram martirizados após serem traídos por seus irmãos durante a perseguição de Nero.

O cumprimento parcial do v. 21 pode ser encontrado nos detalhes que cercam a perseguição de Nero. A respeito desta execução em massa de cristãos, Tácito escreve:

Portanto, primeiro aqueles que admitiram isso [ser cristãos] foram presos, depois, com base nas informações deles, uma grande multidão foi condenada, não tanto pelo crime de incêndio criminoso, mas por ódio à raça humana. O escárnio foi acrescentado ao seu fim: eles foram cobertos com peles de animais selvagens e dilacerados até a morte por cães; ou foram crucificados e quando o dia terminou foram queimados como tochas.

(Anais de Tácito 15.44.4, citado em Robert E. Van Voorst, Jesus Fora do Novo Testamento: Uma Introdução à Evidência Antiga , (Grand Rapids: Eerdmanns, 2000), 42.)

De acordo com Tácito, com base no testemunho de alguns, uma multidão de cristãos foi morta de uma maneira horrível, cumprindo o v. 21: “O irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao seu filho; os filhos se rebelarão contra os pais e os matarão.” A contenda descrita no v. 21 é mencionada por Jesus novamente nos v. 34-37. O cumprimento desses versículos será discutido com mais detalhes lá. Mas antes de Jesus continuar a descrever esta dissensão, Ele promete retornar durante a vida de Seus contemporâneos:

23 Quando vocês forem perseguidos em um lugar, fujam para outro. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem.

Banner de Publicidade

Mateus 10: 23

O Aspecto Inicial da Segunda Vinda é descrito em Apocalipse 19:11-14. Aqui Jesus lidera um exército de anjos no céu. 

Neste versículo, Jesus se dirige especificamente aos Seus discípulos. Aqui Ele promete retornar antes mesmo que muitos deles terminem seu ministério em Israel. O aspecto da “vinda” da segunda vinda ou Parousia é descrito em detalhes em Apocalipse 19:11-14 . Aqui, Jesus monta um cavalo branco liderando um exército de anjos a cavalo nas nuvens.

 A Segunda Vinda está registrada na História Romana.

Registra-se que um evento estranhamente semelhante ocorreu em Iyyar, no ano 66 d.C., no início da guerra de Israel com Roma:

[No] vigésimo primeiro dia do mês de Artemísio [Jyar], um certo fenômeno prodigioso e incrível apareceu; Suponho que o relato disso pareceria uma fábula, se não fosse relatado por aqueles que o viram, e se os eventos que se seguiram a ele não fossem de natureza tão considerável que merecessem tais sinais; pois, antes do pôr do sol, carros e tropas de soldados em suas armaduras foram vistos correndo entre as nuvens e cercando as cidades.

(Josefo As Guerras dos Judeus 6.5.3.)

O historiador judeu Josefo descreve um exército celestial nas nuvens muito parecido com o exército que Jesus lidera em Apocalipse 19:11-14.. O historiador pagão Tácito também menciona este evento: “No céu apareceu uma visão de exércitos em conflito, de armaduras brilhantes.” (Tácito As Histórias 5.13.).

Os paralelos entre esses dois relatos e Apocalipse 19 são marcantes.

Durante a Guerra Judaica e a morte do iníquo, Jesus fez outras aparições milagrosas. Essas várias aparições de Cristo durante e logo após a Guerra Judaica são uma exemplificação climática e um cumprimento de aparentemente todas as diversas maneiras pelas quais Deus apareceu às pessoas no Antigo e no Novo Testamento. Eles também parecem cumprir literalmente cada detalhe de cada profecia relativa à parusia ou segunda vinda.

Em Isaías 9:6, o profeta chama o futuro Messias de Príncipe da Paz. Nos versículos seguintes, Jesus choca Seus discípulos ao prometer trazer conflito e discórdia:

34 “Não pensem que vim trazer paz à terra. Eu não vim trazer a paz, mas a espada.

Mateus 10: 34

A Espada do Príncipe da Paz é a Palavra de Deus.

Os profetas previram que o Messias viria e estabeleceria um reino pacífico. Segundo Jesus, esta paz deveria ser precedida pela guerra. No v. 34, Jesus diz que traz uma espada. A espada mencionada aqui é retratada em Apocalipse 19:15 . Em Apocalipse 19 , Jesus retorna com uma espada na boca liderando um exército no céu durante a segunda vinda. Efésios 6:16 indica que a espada do Espírito é a palavra de Deus. Além disso, em João 1, Cristo é chamado de Palavra de Deus. Este título ilustra o papel de Cristo como a personificação da mensagem de Deus ao Seu povo.

Um dos pontos centrais do ensino de Jesus era alertar Seus seguidores sobre a guerra que se aproximava. Em Mateus 24:21-22, Jesus descreve a severidade da tribulação que se aproxima e fornece ao Seu povo sinais indicando quando devem fugir de Jerusalém para preservar as suas vidas. Um desses sinais é mencionado em Mateus 24:30 : “Naquele tempo aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem.” O que poderia ser esse sinal?

Talvez fosse uma espada pairando sobre o céu de Jerusalém? Seria difícil imaginar um símbolo melhor de Cristo como a Palavra de Deus, visto que, como afirma Efésios 6:16, a espada simboliza a palavra de Deus. Este símbolo da mensagem de Deus pode lembrar aos seguidores de Jesus o Seu ensino sobre a tribulação vindoura. Ao ver este presságio no céu, talvez esses cristãos judeus tenham se lembrado das palavras de Jesus registradas em Mateus 24 , alertando-os de que o fim está próximo e que agora é a hora de fugir? Existe alguma evidência histórica de tal sinal?

Como um lembrete das advertências de Jesus sobre a guerra iminente, uma estrela em forma de espada pairou sobre Israel em 66 DC.

Sim. Um ano antes da revolta judaica, Josefo menciona uma estrela em forma de espada pairando sobre a cidade de Jerusalém. Poderia ser este o sinal do Filho do Homem mencionado em Mateus 24:30 ? A respeito desse presságio, Josefo diz que o povo foi tão enganado pelos falsos profetas que não deu crédito “aos sinais que eram tão evidentes e prediziam tão claramente sua desolação futura; mas, como homens apaixonados, sem olhos para ver ou mente para considerar, não consideraram as denúncias que Deus lhes fez. Assim, havia uma estrela semelhante a uma espada , que pairava sobre a cidade, e um cometa, que durou um ano inteiro.” (Josefo As Guerras dos Judeus 6.5.3.)

Não seria surpreendente se os zelotes, ansiosos por derrubar os seus opressores romanos, vissem nesta espada em forma de estrela um apelo divino às armas. Talvez este presságio lhes indicasse que Deus também empunharia a Sua espada contra Roma e os ajudaria na sua luta? Na verdade, acredito que a espada tinha outra função. Conforme indicado em Apocalipse 19:15, foi a ferramenta de Cristo para destruir as nações e isso inclui Roma e a Judéia. Esta espada celestial no céu acima da Judéia dominava uma terra de conflitos. Nos versículos seguintes, Jesus diz:

35 Pois eu vim para virar “o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra — 36 os inimigos do homem serão os membros de sua própria família”.

Mateus 10: 35 e 36

Josefo descreve como a guerra com Roma colocou os membros da família uns contra os outros.

A guerra com Roma separou famílias. A respeito desta dissensão, Josefo escreve:

Além disso, houve desordens e guerras civis em todas as cidades; e todos aqueles que estavam em silêncio diante dos romanos viraram as mãos uns contra os outros. Houve também uma disputa acirrada entre aqueles que gostavam da guerra e aqueles que desejavam a paz.  A princípio, esse temperamento briguento tomou conta de famílias particulares, que não conseguiam chegar a acordo entre si; depois disso, aquelas pessoas que eram mais queridas entre si, romperam todas as restrições em relação umas às outras, e a todos os associados com aqueles de sua própria opinião, e começaram a se opor umas às outras; de modo que surgiram sedições por toda parte .

Josefo As Guerras dos Judeus 4.3.2.

Na citação acima pode-se ver o cumprimento literal dos vs. 21 e 35-36: “Porque eu vim para virar “o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra”. sogro – os inimigos de um homem serão os membros de sua própria família.”

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?