A ideia de uma Nova Jerusalém muitas vezes evoca imagens de um lugar idílico e etéreo, envolto em romantismo e mistério. Nas Sagradas Escrituras, particularmente no livro do Apocalipse, a Nova Jerusalém é descrita como a “esposa do Cordeiro”, uma cidade esplendorosa que desce do céu. No entanto, é essencial compreender que a verdadeira essência da Nova Jerusalém transcende a concepção física de uma cidade. Ela é, na realidade, uma metáfora para o povo de Deus.
Romantismo e Realidade Espiritual
A Igreja Tem Razão Sobre o Fim do Mundo?
Esta obra não é apenas um livro; é uma convocação para uma jornada reveladora. André Pimentel convida você a explorar a escatologia consumada, e questiona o futurismo. Inicia sua jornada no nascimento de Jesus, sua vida e suas profecias, chegamos a conclusão que o fim dos tempos não é o fim do planeta Terra...(119 págs.)
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Os textos bíblicos, ricos em linguagem poética, como o Salmo 46 e Apocalipse 21, descrevem a Nova Jerusalém de forma vibrante e cheia de esperança. A cidade é apresentada como um refúgio seguro, um lugar onde “Deus é o arquiteto e construtor”. No entanto, é fundamental notar que tais descrições são frequentemente simbólicas, destinadas a transmitir verdades espirituais profundas. A verdadeira cidade não é feita de muros e torres, mas é formada pelos seguidores de Cristo, os verdadeiros habitantes da Nova Jerusalém.
A Igreja Como Nova Jerusalém
Conforme argumentado em Efésios 2:22, somos “edificados para morada de Deus no Espírito”. Este versículo ressalta que não somos apenas seguidores de uma fé, mas o próprio templo vivo onde Deus reside. Assim, quando falamos da Nova Jerusalém, estamos falando de nós mesmos, da comunidade dos crentes. Cada cristão, cada seguidor renascido, é um tijolo nesta cidade espiritual. Não se trata de uma construção física, mas de uma comunidade espiritual, firmemente ancorada no céu, mas operante na terra.
Contra a Literalidade e o Legalismo
A interpretação literalista frequentemente adotada pelas correntes tradicionais do cristianismo pode obscurecer a verdadeira mensagem contida nas Escrituras. Em João 17, Jesus enfatiza que seus seguidores “não são do mundo”, reforçando a ideia de que a igreja, ou a Nova Jerusalém, tem sua origem no céu, não como um local físico, mas como uma origem divina e espiritual.
A Nova Jerusalém Já Entre Nós
A proclamação de que a Nova Jerusalém já desceu do céu e está entre nós é uma afirmação poderosa de nossa identidade em Cristo. Ao reconhecermos que somos a morada do Altíssimo, entendemos que a Nova Jerusalém não está distante, mas é uma realidade vivida e experimentada no presente. Não é um futuro distante ou uma utopia irrealizável, mas uma verdade espiritual manifestada através da vida dos crentes.
Conclusão: A Nova Jerusalém Somos Nós
Portanto, a Nova Jerusalém não é um conceito a ser esperado, mas uma realidade a ser vivida. Ela reside não em edificações de pedra, mas no coração e na vida daqueles que seguem a Cristo. A igreja, vista como a reunião dos crentes, é a verdadeira Nova Jerusalém — não um local físico, mas uma presença espiritual contínua que transforma e enobrece a realidade humana. Assim, a cidade celestial é uma experiência presente e ativa, moldando e definindo a identidade de cada crente como parte integral desta gloriosa cidade de Deus.
Olá meu irmão graça e paz! Louvado seja Deus por sua vida e seu ministério. Graças a pessoas como você a mensagem da escatologia bíblica já realizada está ganhando cada vez mas espaço e que continuemos sempre assim crescendo e avançando na graça e no conhecimento do Cristo ressuscitado. Forte abraço do seu amigo e irmão José Marcos aqui da cidade de Canavieiras Bahia. Sei não viu mas acho aqui até este presente momento eu sou o único cristão preterista completa da cidade.
Gratidão abençoado, juntos somos mais fortes, vamos lutar para deixar um legado maravilhoso, assim creio!