Você não precisa ser um estudioso da Bíblia ou um graduado em seminário para ler e estudar a Bíblia. O que você precisa fazer é prestar atenção ao que a Bíblia diz e não diz.
Quando eu era um cristão muito novo, no sistema religioso, em 1983, eu participava de uma reunião chamada A Laje de Deus, na Presbiteriana. Era um lugar onde outros jovens podiam frequentar um lugar que era mais relaxado e menos ameaçador do que dentro da igreja em si. O ensino da Laje de Deus era tão sólido quanto você conseguiria em qualquer curso bíblico.
Visitantes de primeira viagem, não importa quem eram ou sua origem, podiam ouvir aqueles estudos todos juntos. Havia grande comunhão e estudo da Bíblia e até mesmo uma refeição gratuita. Inclusive foi ali que nasceu o sonho de me tornar um grande teólogo, sendo que não consegui “graças a Deus”.
A Igreja Tem Razão Sobre o Fim do Mundo?
Esta obra não é apenas um livro; é uma convocação para uma jornada reveladora. André Pimentel convida você a explorar a escatologia consumada, e questiona o futurismo. Inicia sua jornada no nascimento de Jesus, sua vida e suas profecias, chegamos a conclusão que o fim dos tempos não é o fim do planeta Terra...(119 págs.)
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Um jovem me impressionou com seu conhecimento da Bíblia. Seu nome é Roberto Noel. Naquela época, eu não sabia muito sobre a Bíblia, mas queria aprender. Então, perguntei a Noel como ele era tão bem informado. Ele disse: “Eu uso uma concordância”. Não havia internet. Se você quisesse fazer referência cruzada de passagens, você usava a Concordância Analítica de Strong ou Young. A de Young foi revisada e atualizada ao longo dos anos. Eles são livros grandes e gordos, mas eram necessários se você quisesse estudar a Bíblia sem o peso de sistemas interpretativos. Se você quisesse saber quantas vezes e onde uma palavra é encontrada na KJV, tudo o que você precisava fazer era verificar a concordância. A de Strong incluía um dicionário hebraico e grego vinculado ao seu próprio sistema de numeração. Por exemplo, a palavra “mundo”, existem três palavras gregas que são traduzidas como “mundo”. Você sabe disso por causa dos três números diferentes do dicionário: 165 (aion/período de tempo, idade), 3625 (oikoumenē/terra habitada ou mundo conhecido) e 2889 (kosmos/mundo). Mas mesmo kosmos nem sempre significa planeta Terra ou o mundo inteiro (por exemplo, Rm 1:8). O contexto importa. Não é muito diferente na maneira como usamos a palavra “mundo” na fala cotidiana.
Embora essas palavras diferentes sejam traduzidas como “mundo” na KJV e em algumas outras traduções, cada palavra grega tem um significado distinto. Observe que em Mateus 24:14 e Lucas 2:1, a mesma palavra grega é usada, número 3625, oikoumenē. Saber disso pode oferecer alguma ajuda sobre o porquê de Jesus ter usado a mesma palavra em Mateus 24:14, a única vez no Evangelho de Mateus em que oikoumenē é usado.
A Concordância Analítica de Young adota uma abordagem diferente. Robert Young levou cerca de 40 anos para concluir seu trabalho, que incluiu três anos de composição tipográfica. Sob a palavra “Mundo”, conforme traduzida na KJV, cada palavra grega específica tem sua própria categoria listada. Neste caso, a palavra oikoumenē.
Qualquer um que estude escatologia e não lide como o NT usa palavras específicas relacionadas ao tópico está sendo desonesto e está deixando um sistema predeterminado interpretar as Escrituras. O cristão médio não sabe nada sobre essas diferenças de palavras.
O mesmo é verdade para a palavra grega “anticristo”. Se alguns “especialistas” em profecias forem acreditados, O anticristo está por toda a Bíblia. Na realidade, a palavra “anticristo” só aparece em quatro versículos e é específica em sua definição, número e tempo de aparição 1 João 2: 18, 22, 4: 3 e 2 João 7.
Quando as pessoas no Facebook escrevem sobre o suposto anticristo do fim dos tempos, eu faço estas perguntas:
Você poderia (1) referenciar os versículos onde a palavra “anticristo” é encontrada, (2) definir anticristo usando a definição da Bíblia, (3) identificar o número de anticristos, o tempo de seu aparecimento e (4) explicar como estes descrevem uma figura profética ainda futura? Aqui está o que a Bíblia diz e não diz sobre anticristos:
- “Anticristo é principalmente um termo cristão baseado na interpretação de passagens do Novo Testamento, nas quais o termo ‘anticristo’ ocorre cinco vezes em 1 João e 2 João (grego: ἀντίχριστος, antichristos), uma vez no plural e quatro vezes no singular.”
- Um anticristo é um “mentiroso… que nega que Jesus é o Cristo” e “nega o Pai e o Filho” (1 João 2:22; cf. 2 João 7). É mais provável que os anticristos fossem judeus do primeiro século que não acreditavam que Jesus era Deus em carne humana (cf. Ap. 2:9; 3:9). Eles não eram líderes políticos e não possuíam poderes sobrenaturais.
- Houve muitos anticristos (1 João 2:18).
- Os anticristos já haviam “saído pelo mundo” quando João escreveu sua segunda epístola (2 João 7).
- Anteriormente, João havia escrito que “já agora muitos anticristos têm surgido; por isso conhecemos que é a última hora” (1 João 2:18). A “última hora” é provavelmente uma referência aos eventos que cercaram a destruição de Jerusalém que ocorreu em 70 d.C.
- O livro do Apocalipse não usa a palavra anticristo, o que parece estranho, já que é durante esse tempo futuro que nos é dito que O anticristo supervisionará a reconstrução de outro templo, fará uma aliança com os judeus e quebrará essa aliança, eventos que o último livro da Bíblia não menciona.
Os teóricos do anticristo argumentarão que a Bíblia descreve um anticristo “composto”: “o filho da destruição” e “o homem da iniquidade” (2 Tessalonicenses 2:3), “o príncipe que há de vir” (Daniel 9:26), “o chifre pequeno” (Daniel 7:8; 8:9), “a besta” — há dois deles — (Apocalipse 13:1, 11) e vários outros personagens bíblicos, todos reunidos em um. Mas com base na própria definição da Bíblia, número e tempo dos anticristos nos dias de João, o argumento do anticristo composto não funciona. A exceção pode ser com o homem da iniquidade em 2 Tessalonicenses 2, em breve estarei lançando um livro chamado “O Apocalipse de Paulo”, onde trarei esse entendimento, abordei parte desse tema no vídeo abaixo, veja:
Para um estudo mais apurado de Mateus 24, você pode adquirir o meu livro em lançamento “O Sermão do Fim do Mundo”.
Gostei muito desta breve abordagem sobre o tema anticristo, realmente temos que estudar as escrituras respeitando a mesma, só assim alcançaremos o verdadeiro conhecimento. Um abraço no calor do Pai ao amigo e irmão Andre Pimentel.
Sim abençoado essa é a principal ideia, ainda que não se tenha muito recursos a Escritura pelas Escrituras tem que ser o ponto principal.