Um Cristianismo que se Alimenta do Caos

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Introdução

As profecias sobre o fim dos tempos têm fascinado e atormentado a humanidade ao longo dos séculos. Desde os primeiros dias da civilização, inúmeras figuras religiosas e teológicas afirmaram possuir o conhecimento sobre quando e como o mundo terminaria. Estas previsões, muitas vezes baseadas em interpretações de sinais celestiais, desastres naturais e textos sagrados, têm provocado tanto esperança quanto pânico. No artigo de hoje, exploraremos o fenômeno das profecias apocalípticas, analisando como elas surgiram e se perpetuaram ao longo dos séculos.

O Jogo das Datas

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Mergulhe em qualquer período da história e você encontrará profetas de todo tipo, de qualquer número de tradições teológicas, que afirmaram saber quando o próximo evento do fim dos tempos ocorreria. Alguns apontaram o aumento da apostasia, desordem, desastres naturais, sinais nos céus e um aumento nas religiões rivais de sua época como evidências inequívocas de que o fim estava próximo. Encontrar significados ocultos em números bíblicos era outro passatempo favorito que assegurava aos fiéis que o final estava à mão.

No século II, Tertuliano, em Ad Nationes, escreveu: “Quão terríveis guerras, tanto estrangeiras quanto domésticas! Quanta peste, fome… e terremotos a história registrou!” Avaliar eventos atuais e concluir que eles oferecem “evidências convincentes” de que Jesus retornaria em breve tem sido uma prática comum entre escritores de profecias. No século VI, o Papa Gregório assegurou ao mundo que o retorno de Cristo não podia estar longe, pois ele afirmou que muitas profecias estavam se cumprindo em seu tempo.

De todas os sinais descritos por nosso Senhor pressagiando o fim do mundo, algumas já as vemos cumpridas…. Porque agora vemos que nação se levanta contra nação e que elas pressionam e pesam sobre a terra em nossos próprios tempos como nunca antes nos anais do passado. Os terremotos esmagam um monte de cidades, como frequentemente ouvimos de partes do mundo. As pestes se suportaram sem interrupção. É certo que não vemos sinais no sol ou na lua ou nas estrelas, mas que não estão muito longe podemos inferir das mudanças na atmosfera.

Durante períodos de entusiasmo e histeria surgiram cultos sectários peculiares, quando a especulação profética do último tempo foi alimentada por promessas esperadas de uma iminente catástrofe e a esperança de um futuro milênio. “À primeira vista, alguém dificilmente poderia imaginar duas ideias mais díspares. A primeira sugere morte e desolação; a segunda, salvação e cumprimento. No entanto, as duas se entrelaçam uma e outra vez. Aqueles que consideram o milênio iminente esperam desastres para abrir o caminho. A ordem presente, maligna e enraizada, dificilmente pode ser esperada a ceder por si mesma ou se dissolver da noite para o dia. Alguns se aproveitaram de tempos perigosos ao aumentar expectativas escatológicas para agitar os fiéis, sabendo que “os homens se apegam às esperanças de salvação iminente somente quando os martelos dos desastres destroem o mundo que conheciam e os tornam suscetíveis a ideias que antes haviam deixado de lado”.

Outros agitaram os fogos revolucionários naqueles preocupados com um apocalipse iminente. Os zelosos foram enganados para se juntar a “uma visão de uma nova ordem moral, um mundo purificado e livre de conflito e ódio”, um mundo baseado em ideais socialistas e comunistas que resultaram trágicos para aqueles presos no frenesi.

Continua…

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